O que é a técnica de microfonação Mid-Side?

30 04 2010

A técnica de microfonação Mid-Side é uma técnica de gravação estéreo que permite você gravar dois canais de áudio “em campo” (ou estúdio) e ainda possibilita alguma flexibilidade em em modificar as posições dos microfones (espaçamento) posteriormente, pelo menos de uma forma simulada no estúdio. Imaginando a gravação como uma performance ao vivo no palco tornará a compreensão mais fácil, então coloque-se lá.

No caso de você fazer um mix-down para estéreo em uma situação ao vivo, a técnica Mid-Side lhe dá o comforto de poder mudar a largura do campo estéreo ( do mesmo modo que mudar fisicamente os ângulos na técnica X/Y) remotamente em seu control room. É por este motivo que a técnica Mid-Side é amplamente utilizada em situações de gravação de drama para TV e radiodifusão. A técnica Mid-Side é considerada uma técnica de par coincidente estéreo porque ambos os microfones, para todos os propósitos, estão na mesma localização. Isto significa que a imagem estéreo é criada pela dinâmica ou intensidade de cada som nos canais direito e esquerdo, e não por um atraso de tempo (time-delay).

Montagem

O microfone “Mid” é montado  direcionado sempre para o centro do palco (ou fonte sonora),  pode estar localizado a beira do palco – ou primeira fila – mas sempre exatamente no meio da esquerda para direita que deve estar destinado o O°. Pode ser de qualquer padrão de figura de sua preferência: cardióide, omni ou figura-8. Cada um se comporta diferentemente na decodificação. Na explicação padrão utiliza-se sempre o cardióide, por isso ficaremos com ele. O microfone “Side” deve ser um figura-8 invariavelmente, e deve ser colocado o mais próximo possível do microfone “Mid”. É posssível utilizar microfones de diferentes marcas para o “Mid” e “Side”, que não sejam pares casados da mesma marca fabricados  para esta finalidade. A experimentação é encourajada. A coerência dos microfones é menos importante quando a fonte é pequena e esta bem de fronte ao “Mid”  e o microfone “Side” está  a maior parte do tempo captando reflexões. O dois microfones devem ser bem casados quando a fonte sonora é grande como um piano, por exemplo, onde os dois microfones irão compartilhar as mesmas informações sonoras provenientes da fonte e posteriormente informações de localização na imagem estéreo (pan). Se os microfones não forem bem casados a qualidade sonora pode mudar através da imagem. O microfone “Side” deve ser figura-8 e localizado o mais próximo possível do mesmo ponto no espaço do outro microfone. Em geral eles são posicionados um acima do outro. Mas o microfone “Side”  não aponta para mesma direção que o “Mid”, ele é posicionado a 90° em relação ao centro do eixo. Geralmente é bom seguir sempre a norma de posicionar a frente do figura-8 apontada para esquerda e a traseira para direita, assim o microfone rejeitará o centro do palco.

Como funciona

Grave aqueles dois canais ao vivo e traga-os para casa.

Teoria

Eles parecem ser dois canais mono, e de fato são. A partir do momento que os dois microfones estavam no mesmo lugar do espaço,(teoricamente) todo som chegou ao mesmo tempo em ambos microfones, portanto eles estão com as fases coincidentes. Lembre-se que os microfones figura-8 são positivos na frente e negativos atrás. Isto é, uma onda que empurra a frente cria uma tensão positiva(+) e uma onda que puxa a frente cria uma tensão negativa(-). Mas para sons que chegam de trás, um empurrão se move da mesma maneira que um puxão frontal e então cria uma voltagem negativa e um puxão na parte traseira cria uma voltagem positiva. É aqui que a coisa fica sofisticada.

Vamos dizer que eu pegue o microfone cardióide (Mid) e o some ao figura-8 (Side) –  apenas os enderece para o mesmo canal (bus) da mesa. Bem, se você olhar para o diagrama polar de cada um dos dois padrões e simplesmente adicionar os números que você tem em cada grau do gráfico, algo interessante acontece. (Lembre-se que o figura-8 está apontado a esquerda e é positivo deste lado e negativo na direita) Então, enquanto você soma o “Mid” ao “Side” ao redor do lado esquerdo do gráfico, os sinais somam-se e formam um belo padrão circular. A 0° , o microfone “Mid” está a plena força, porém o “Side” está nulo, a 270° o “Side” está pleno, mas o “Mid” está a -6 dB, em 180°, ambos estão nulos. Mas em torno do lado direito do microfone do ” Side”, o gráfico está incorreto em relação ao normal, portanto, cancela o “Mid”, então você obtem  muito menos sinal  do lado direito. Na verdade, se você desenhar todos os números, terminará com um padrão de microfone hipecardióide direcionado a 63,45° a esquerda do centro. Neste ponto, some os dois microfones e você terá um sinal hipercardióide melhor direcionado do que 45°para a esquerda.Você então pode tomar uma cópia dos dois microfones e repetir o processo, só que desta vez inverta o sinal do microfone “Mid”. Agora a parte traseira do microfone figura-8 está em fase enquanto que a dianteira não, ou então no seu gráfico o lado direito é positivo e o esquerdo negativo. Neste momento, novamente através da matemática você pode criar um padrão hipercardióide  direcionado a 63,45° a esquerda.

Mixando

Neste ponto, você pode possivelmente deve estar se perguntando: ” Por que eu deveria passar por todo esse esforço só para ter um simples par X/Y? ” Quanto você tiver criado este par X/Y, ao aumentar ou diminuir o volume do microfone “Mid” na mixagem, você cria um espaçamento estéreo mais largo ou mais estreito, respectivamente. Começando daquele par hipercardióide de 126,9° de espaçamento, você pode aumentar o microfone “Mid” até chegar numa razão 70:30 entre os dois microfones, o que se aproxima de um par espaçado figura-8 em 155,8°. Sim, é um par X/Y, mas que pode ser reposicionado mais largo ou estreito e em diferentes padrões.

http://www.uaudio.com/webzine/2005/december/text/content4.html

http://emusician.com/mag/emusic_front_center/


Ações

Information

3 responses

29 04 2011
Humbeto

Cara! sensacional mesmo o Blog!
parabéns!

4 09 2012
Dennis Zasnicoff

Muito boa explicação, parabéns!

4 09 2012
Aquiles Guimarães

Olá, Dennis. Obrigado pelo post. Também gostei desta explicação, mas o artigo não é meu, fiz apenas a tradução que pode ser acessada no link abaixo. Ab.

Deixe um comentário